quinta-feira, 30 de maio de 2013

XOCHIMILCO



XOCHIMILCO
Xochimilco é melhor conhecida pela sua extensa rede de canais - tudo o que resta do antigo Lago Xochimilco. Xochimilco mantém as suas antigas tradições. Filmes como María Candelaria (1940) deram uma reputação romântica à área, onde todos os habitantes viajam em coloridas trajineras (barcos de Xochimilco) entre chinampas cobertas de flores.
Chinampas - tipo de canteiro flutuante construído de madeira trançada sobre áreas lacustres, nos quais realizava-se o cultivo de algumas plantas. A técnica foi utilizada por civilizações mesoamericanas
Os canais de Xochimilco, que é tudo que sobrou das extensas chinampas, são agora uma atração turística popular, atraindo muitas pessoas às suas margens. Os canais são particularmente populares nos finais de semana e feriados, quando muitas famílias mexicanas e turistas alugam barcos, que podem incluir serviços de música e comida.


Claro, já chegamos muito tarde, mesmo assim o dono de um barco  fez um preço de final de tarde, não tão barato – 700 pesos – 70 dólares – para nós três, pelo passeio de 40 minutos. E não pense que fica só nisso. Quando você entra na trajinera, de cara, dá com um aviso para você não esquecer a propina do remador. Na verdade não é remador. O "capitão" usa uma longa vara para empurrar a trajinera pelos canais, como os gondoleiros.

Se tivéssemos chegado cedo, teríamos visto algo assim (imagem tirada da internet):

Uma pena! 99% dos barcos já haviam regressado ao embarcadouro. Mesmo assim lá fomos nós pelos canais de Xochimilco, a Veneza Mexicana, mas não diga isso perto de um mexicano. Eles não gostam da comparação.

Alguns barcos ainda transitavam pelo canal principal. Deu pra imaginar aquilo lá cheio de barcos coloridos, mariachis tocando, barcos dos nativos transitando vendendo comida e artesanatos. Realmente é um passeio diferente e, creio, um tanto desconhecido da grande maioria dos turistas.
Os adolescentes aproveitam para fazer suas festas por lá, onde podem comprar bebida alcoólica à vontade. Dois barcos amarrados um ao outro que passaram por nós vinham no maior som, no maior embalo, a turma festando...
 








Para não sairmos ilesos das abordagens, rendemo-nos ao bichinho da compra. De 400 pesos a coberta de lã tecida com motivo asteca caiu para 200. Legal. Compramos duas peças, preocupados com mais peso a carregar.
Apesar de tudo, valeu o passeio. E o melhor foi nos aventurar lá pelos cafundós do Judas, indo de metrô, de trem ligeiro, no pergunta aqui e ali. Mas deu tudo certo e não pagamos horrores que as agências de turismo cobram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário